sábado, 7 de junho de 2008

INFORME 045 DA FENTECT, BRASÍLIA-DF 06/06/2008. Reunião com o Ministro das Comunicações e ECT

Ministro das comunicações reunido com os diretores da FENTECT

INFORME OFICIAL DA FENTECT- Federação Nacional de Trabalhadores na ECT.

AOS SINDICATOS FILIADOS;
DIRETORIA COLEGIADA DA FENTECT; e
COMISSÕES DA FENTECT


Companheiros(as),
Na última terça-feira, 03 de junho, a Diretoria da FENTECT, reuni-se com o Ministro das Comunicações; Com a ECT (Presidente e Diretores de Áreas) e com o Secretário Postal do Ministério das Comunicações. Reunião esta, provocada graças ao trabalho, e as movimentações
feitas pelo Colegiado da FENTECT, e a Comissão Nacional de Mobilização (Sindicatos), no Congresso Nacional.
A Reunião teve como tema principal o cumprimento da Proposta de Entendimento.
Também cobramos uma posição sobre as demissões que ocorreram em São Paulo, Capital. Na oportunidade cobramos também uma negociação séria a respeito do nosso Fundo de Pensão que respeite o direito adquirido.
A FENTECT iniciou dizendo que discorda da proposta que estaria circulando nas bases em referência ao Adicional de Risco, com a criação do ADICIONAL DE COLETA E DISTRIBUIÇÃO, onde o mesmo desfigura todo o Termo de Compromisso firmado entre Ministro e a FENTECT. O Ministro disse que está trabalhando junto ao Ministério do
Planejamento para efetivação do acordo, porém, mesmo que não consiga efetivar até o final do mês, o mesmo será pago ainda como abono. Disse ainda, que teve uma reunião com Presidente Lula e tratou do tema. Disse que o presidente ligou para o Ministro Paulo Bernardo para cobrar
agilidade, porém, ainda está em fase de discussão.
Sobre o PCCS, dissemos que o projeto apresentado pela Empresa não contempla as reivindicações da categoria. O Ministro apresentou o novo Diretor de Recursos Humanos e colocou-o para negociar o novo PCCS. Assim, ficou acertada a retomada das reuniões a partir da quinta-feira, 05 de junho, com a Comissão de PCCS da FENTECT e da ECT.
Também cobramos uma posição sobre a revisão da PLR 2007, onde foi dito que a Empresa entende que tudo foi feito como acordado no DEST. A FENTECT contestou dizendo que o que foi protocolado junto ao DEST foi a distribuição linear de 55%, o que não foi aplicado.
Após os protestos da FENTECT, a ECT solicitou mais 15 dias para a resposta final.
Sobre as demissões em São Paulo, Capital, a FENTECT protestou contra a indicação da ex-diretora de Recursos Humanos, Maria de Lourdes Rosalém, para a Diretoria Regional de São Paulo Capital e diz que não tem conhecimento dos motivos das demissões que ocorreram, mas que a postura da senhora Maria Rosalém, sempre foi de enfrentamento e desprezo às reivindicações dos trabalhadores.
Foi dito pelo Presidente da ECT que a Senhora Rosalém está exercendo a Diretoria Regional em caráter provisório, que tão logo termine a sindicância contra o ex-diretor regional Marco Antonio, a mesma deixará o cargo. Quanto às demissões foi determinada a recontratação dos demitidos sem justificativa.
Após a reunião entre o Ministro, ECT e FENTECT, foi apresentado o novo Diretor Nacional de Recursos Humanos, Senhor Pedro Magalhães Bifano, que na oportunidade recebeu a Comissão Nacional de Mobilização e a Comissão de PCCS dos trabalhadores. Na ocasião todos tiveram a oportunidade de debater os problemas ocasionais dos correios, e os caminhos adotados para a melhoria da nossa Empresa.